III SCIENTIF - Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia do IFPR Campus Cascavel

America/Sao_Paulo
IFPR Campus Cascavel

IFPR Campus Cascavel

Avenida das Pombas nº 2020
Descrição

O SCIENTIF é um evento destinado a toda comunidade acadêmica das diferentes áreas de conhecimento. O objetivo é construir um espaço para divulgação da produção científica de professores, alunos e pesquisadores em geral, abrindo um amplo espaço de debates e interdisciplinaridade.

O III SCIENTIF terá vasta programação como palestras, comunicações orais, banners e outros. O evento é gratuito objetivando a democratização dos saberes e a pluralidade do espaço acadêmico. 

Tem como objetivos:

  • Conhecer e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação desenvolvidas no campus Cascavel;
  • Estabelecer trocas e reciprocidades científicas entre o IFPR Cascavel pesquisadores de outras instituições;
  • Ser um espaço de reflexão, de avaliação, de integração e de elaboração de novas propostas considerando os objetivos do IFPR e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover o interesse pela ciência, tecnologia e inovação entre discentes, docentes e técnicos administrativos, participantes ou não de programas de Iniciação Científica ou Extensão.
  • Promover o engajamento progressivo de docentes, pesquisadores, técnicos e discentes em pesquisas básicas e aplicadas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável, de acordo com os arranjos produtivos locais.
Scientif - Comissão Organizadora
  • quarta-feira, 21 de setembro
    • Abertura: Credenciamento
    • Abertura: Apresentação Cultural
    • Abertura: Cerimônia de Abertura
    • Abertura: Palestra: "Inspira, respira e não pira: como conciliar os estudos e a saúde mental pós pandemia"
    • Abertura: Coffee Break
  • quinta-feira, 22 de setembro
    • Banners e IFTECH
      • 1
        ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPRIEDADES DO ÓLEO DE CRAMBE (Abyssinica hochst) E LINHAÇA (Linum Usitatissimum L.) NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVES.
      • 2
        APPisc - Aplicativo para auxiliar na identificação de possíveis traços depressivos em adolescentes.
      • 3
        AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS DE AMOSTRAS VEGETAIS OBTIDOS NA HORTA PEDAGÓGICA DO IFPR/CASCAVEL
      • 4
        CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MEL DE JATAÍ E DE MEL DE APIS
      • 5
        CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO VERMICOMPOSTO E DO BIOCHORUME OBTIDOS PELA VERMICOMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
      • 6
        CIGARROS ELETRÔNICOS: HISTÓRIA E MALEFÍCIOS APRESENTADOS EM MEIO DIGITAL
      • 7
        CIÊNCIA DE DADOS: ANÁLISE DA CRIMINALIDADE URBANA NO ESTADO DE SÃO PAULO
      • 8
        CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE MELIPONÁRIOS DE CONCRETO LEVE
      • 9
        CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE JOGOS
      • 10
        DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA A OCULTAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR MEIO DA ESTEGANOGRAFIA
      • 11
        EASY RECIPES
      • 12
        ESTUDO DE ACESSIBILIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CASCAVEL
      • 13
        GERAÇÃO DE EFLUENTES EM RETÍFICAS DE MOTORES: CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO
      • 14
        História em Sala: da teoria à prática
      • 15
        Implantação de um sistema de reaproveitamento de água no LECT
      • 16
        LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO
      • 17
        Moda e sustentabilidade
      • 18
        Moringa oleifera COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA A ÁGUA DO RIO CASCAVEL
      • 19
        Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa para a compreensão de conteúdos matemáticos.
      • 20
        NEUROCIÊNCIA APLICADA À ARQUITETURA DOS EDIFÍCIOS ESCOLARES DE NÍVEL MÉDIO
      • 21
        O POTENCIAL DA TECNOLOGIA ÓRGÃO EM CHIP PARA A SUBSTITUIÇÃO DE TESTES EM ANIMAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      • 22
        O USO DAS TECNOLOGIAS NA MANIPULAÇÃO EM MASSA CASO: Cambridge Analytica
      • 23
        O uso indevido dos principais ativos das plantas medicinais.
      • 24
        Obtenção de Extratos hexanicos vegetais
      • 25
        PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM BASE EM DADOS PLUVIOMÉTRICOS
      • 26
        Produção de Jogo Eletrônico
      • 27
        Proposta de Análise de Degradação do Licopeno em Derivados de Tomate em função da Temperatura
      • 28
        PRÁTICAS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS LITERÁRIOS
      • 29
        Sistema Embarcado para Monitoramento de Servidores
    • 09:40
      INTERVALO
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 01: SALA 01
      Convocador: Fabiana Benetti
      • 30
        Web History: Linha do Tempo Interativa - A Trajetória das Mulheres na História do Brasil
      • 31
        Manual Teórico-Prático de História para Ensino Médio
      • 32
        Covid-19 na imprensa: uma análise das manchetes do jornal O Estado de S. Paulo (2020)
      • 14:15
        DEBATE
      • 33
        VIOLETA FRANCO E HELENA WONG: ARTE MODERNA PARANAENSE E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
      • 34
        MULHERES E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO LUGAR RESERVADO À MULHER NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA POLÍTICA
      • 35
        A LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO TEXTO NARRATIVO
      • 36
        LEITURA ONLINE: HIPERTEXTO
      • 15:45
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 02
      Convocador: Marcia Souza
      • 37
        POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. ESTUDIO COMPARATIVO BRASIL-VENEZUELA.
      • 38
        Leituras de Carolina: gênero, raça e classe na obra "Quarto de despejo"
      • 39
        PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA EDUCAÇÃO: ESTADO DE CONHECIMENTO ENTRE 2019 E 2021.
      • 40
        TERRITÓRIO E SEUS DESDOBRAMENTOS
      • 14:30
        DEBATE
      • 41
        PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PARA O ENSINO DE SAPONIFICAÇÃO
      • 42
        TRABALHOS E FESTAS DE PUXIRÃO NO OESTE DO PARANÁ (1930 - 1970)
      • 43
        SUJEITO SOCIAL ATINGIDO POR BARRAGEM E SUA RELAÇÃO COM O CONCEITO GEOGRÁFICO TERRITÓRIO
      • 44
        INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ARTES E GEOGRAFIA PARA ENSINAR PAISAGEM
      • 45
        REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE CRISTALIZAÇÃO EM DIFERENTES COMPOSTOS PARA FINS DIDÁTICOS
      • 16:15
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 03
      Convocador: Fernando de Lima Alves
      • 46
        Automação de irrigação de hortas com uso de tecnologias de baixo custo
      • 47
        ESTUDO DE INTERFACE DE INTERAÇÃO TANGÍVEL, APLICADO À CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
      • 48
        Detecção de Amônia com sensores Arduino
      • 49
        COMUNIDADE BRASILEIRA DO LEAP MOTION
      • 14:30
        DEBATE
      • 50
        OLIMPÍADA DE ROBÓTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
      • 51
        APLICAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
      • 52
        DOSEAPP: APLICATIVO PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS E ROTINA DOS CUIDADORES DE IDOSOS
      • 53
        Sistema Embarcado: Sensor de Fadiga Integrado a um Reconhecimento Facial
      • 16:00
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 07
      Convocador: Janesca Roman
      • 54
        ESTUDO SOBRE ÓLEO VEGETAL DE LINHAÇA E SUA EFICÁCIA NA FOTOPROTEÇÃO
      • 55
        CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE PRODUTOS À BASE DE TOMATE
      • 56
        DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CHOCOLATE MEIO AMARGO ENRIQUECIDO COM CHIA E LINHAÇA
      • 57
        Composição físico-química dos leites bovino, suíno, materno e vegetal artesanal de amendoim
      • 14:30
        DEBATE
      • 58
        Desenvolvimento de Manual de Aulas Práticas de Microbiologia para o Curso Técnico em Química
      • 59
        PRÁTICA EXTENSIONISTA DE GEOEDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
      • 60
        O BOLO DE CHOCOLATE E OS CONCEITOS MATEMÁTICOS
      • 16:00
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 01 (Noite)
      Convocador: Tairine Pimentel
      • 61
        A INFLUÊNCIA DE PILHAS NO MEIO AMBIENTE E SUAS NORMATIVAS
      • 62
        Elaboração e uso de um jogo no ensino de Química
      • 63
        SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES OBTIDOS A PARTIR DE AMIDO E ÉSTERES GRAXOS DE SEMENTES DE ARAUCÁRIA ANGUSTIFOLIA COMO UM ALTERNATIVA DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS.
      • 64
        APRENDENDO BRINCANDO: ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA.
      • 65
        SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
      • 66
        CONSTRUÇÃO DE CÉLULA ELETROLÍTICA A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO SUPORTE PRÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
      • 67
        ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA): UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA
      • 22:45
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 02 (Noite)
      Convocador: Rodrigo Hinojosa Valdez
      • 68
        Screening fitoquímico de extratos brutos de Lavandula angustifolia, Aloysia citriodora, Rosmarinus officinalis, da horta pedagógica do IFPR - Cascavel
      • 69
        ABELHAS-SEM-FERRÃO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
      • 70
        BIODIESEL DE ÓLEO BRUTO E REFINADO
      • 71
        DOMINÓ QUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO DE CONCEITOS QUÍMICOS
      • 72
        O ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dificuldades e desafios quanto a formação docente
      • 73
        RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ENTRE O PLANEJADO E O REALIZADO EM AULA DE QUÍMICA ORGÂNICA
      • 22:30
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 03 (Noite)
      Convocador: Thiago Ló (IFPR)
      • 74
        DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA: UMA ABORDAGEM VISUAL E IMERSIVA COM A COMPUTAÇÃO GRÁFICA
      • 75
        Sistema web para visualização de dados de jogadores do jogo Clash of Clans
      • 76
        Desenvolvimento de um Sistema Web de gestão pedagógica: Análise e proposta de implantação no IFPR Campus Cascavel
      • 77
        Sistema para análise descritiva da produção agropecuária no estado do Paraná
      • 78
        Evasão, abandono e conclusão no IFPR: Desenvolvimento de um sistema para apresentação de resultados quantitativos
      • 79
        QUÍMICA NA VISÃO DOS DALTÔNICOS
      • 22:30
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 04 (Noite)
      Convocador: Nelson Bellincanta Filho
      • 80
        HORTAINO: HORTA AUTOMATIZADA DE BAIXO CUSTO COM ARDUINO PARA AUXILIAR A AGRICULTURA FAMILIAR
      • 81
        GREX-BOV: UM APLICATIVO PARA O CONTROLE DO GADO LEITEIRO E MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DO RESFRIADOR DE LEITE
      • 82
        MÓDULO DE MONITORAMENTO DE GASES CO2 E NH3 PARA A CAIXA DE CRIAÇÃO ASSISTIDA DE TENEBRIO MOLITOR
      • 83
        Análise descritiva do resultado das eleições do ano de 2018 na cidade Cascavel
      • 84
        SEGURANÇA DE SMART HOME E IOT
      • 85
        Matematica Egipcia: Uma relacao com o sistema binario
      • 22:30
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 06 (Noite)
      Convocador: Ricardo da Rosa (IFPR)
      • 86
        Vida, trabalho e morte de 1.22 milhões de pessoas: Uma análise interativa sobre dados de figuras populares e históricas
      • 87
        MAPEAMENTO DE AMBIENTE COM MÚLTIPLOS VANT
      • 88
        Análise descritiva do desenvolvimento do Sistema Exemplo Contábil
      • 89
        MAPEAMENTO DE AMBIENTES EXTERNOS A PARTIR DO USO DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
      • 90
        UTILIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL ROS NO CONTROLE DE ROBÔS MÓVEIS
      • 91
        Análise descritiva do uso do motor de passo, drive A4988 e arduino como microcontroladores
      • 22:30
        DEBATE
    • BLOCO DIDÁTICO - SALA 07 (Noite)
      Convocador: Thiago Leibante
      • 92
        A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO CONTÍNUO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ
      • 93
        O TRABALHO COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
      • 94
        O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS 4º E 5º ANO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA NO PARANÁ
      • 95
        A TRANSFORMAÇÃO DAS LICENCIATURAS PARA MODALIDADE EAD
      • 96
        ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E OS IMPACTOS SOFRIDOS DURANTE A PANDEMIA
      • 97
        EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHO E VALORIZAÇÃO DOCENTE
      • 22:30
        DEBATE